Powered By Blogger

Siga-nos no Facebook!!

Prémio do Sorteio.

Bom dia! Para agora venho mostrar o prémio do sorteio, mais logo digo o vencedor. E o prémio é...


Um Galo de Barcelos para pintar e uns guardanapos para decoupage! Não é muito, mas é de coração.

O Galo de Barcelos é um ícone da tradição Portuguesa. Aqui fica a lenda ;)


Os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime para o qual ainda não tinham encontrado o culpado. Até que um dia apareceu por lá um Galego que se tornou suspeito. As autoridades prenderam-no logo, apesar dos juramentos de inocência, dizendo que era apenas um devoto de S. Tiago de Compostela que estava em peregrinação. Condenado à forca, o Galego pediu para ser levado à presença do juiz que o condenara. Na presença do juiz, que se preparava para um banquete, o peregrino fazia juras da sua inocência mas ninguém acreditava. Vendo um galo assado na mesa o Galego disse "É tão certo eu estar inocente, como é certo esse galo cantar quando eu estiver na forca".

O juiz ignorou o pedido, mas deixou o galo de parte. Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo ergue-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro o juiz correu à forca e descobriu que o Galego se salvara graças a um nó mal atado.O homem foi solto e mandado em paz.

Alguns anos mais tarde o Galego voltou a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e São Tiago, monumento que se encontra no museu arqueologico de Barcelos.








0 Comentários:

 

Artes da Lu Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template